Olha so, quando falamos desse objetivo da BNCC, EI02EF08, na pratica e sobre ampliar o contato das criancas com diferentes tipos de textos. Agora, com as criancas pequenas, a gente nao ta falando que elas vao ficar lendo com a gente, ne? Mas e muito mais sobre elas terem experiencias que envolvam textos, que despertem a imaginacao delas, que as deixem curiosas. Sabe, as vezes a gente esquece que texto nao e so livro de historia, tem muito mais coisa nesse mundo! E importante lembrar que nessa idade, eles tao descobrindo o mundo, tao fascinados por tudo. E eles prestam atencao de um jeito tao genuino, tao puro. Voce ja viu como eles ficam quando a gente comeca a contar uma historia? Os olhos brilham, a boca fica entreaberta... E lindo de ver!
Entao, aqui na minha turma, eu tou sempre buscando trazer propostas que permitam essa exploracao rica em diferentes generos textuais. A primeira coisa que preciso contar e sobre uma proposta que eu adoro: a "Caixa Surpresa de Historias". Nos temos uma caixa grande de papelão que decoramos juntos com desenhos e adesivos. Dentro dela, coloco objetos do cotidiano que remetam a diferentes historias ou textos, como um chapeu velho (contos de aventura), uma colher de pau (historias de cozinha ou um "cardapio" imaginario), ou ate mesmo tampinhas coloridas (pra criar personagens). Olha, esses objetos sao como magia pra eles! O espaco e geralmente nosso cantinho da leitura, com tapetes confortaveis no chao. Reservo umas duas vezes na semana, por uns 30 minutos cada vez. E incrivel quando eu abro a caixa e deixo que eles escolham um objeto pra começar uma nova historia. Na ultima vez, o Miguel pegou um dragaozinho de plastico e começou a dizer que ele tava perdido numa floresta misteriosa. As outras criancas logo entraram na brincadeira e cada um foi acrescentando detalhes. Eu media fazendo perguntas: "O que sera que o dragaozinho esta procurando?" ou "Quem ele pode encontrar no caminho?". Assim eles vao se envolvendo mais.
Agora vou contar sobre outra proposta: "Nosso Jornal da Manha". Todas as manhas juntamos algumas noticias impressas e cartazes da sala com imagens grandes e chamativas. Primeiro lemos juntos o titulo de alguma noticia (escolho sempre algo leve e positivo) e depois discutimos as imagens. Coloco tudo numa parede baixa, ao alcance dos olhos deles. O tempo varia pois depende muito do interesse do grupo naquele dia. Pode ser 20 minutos ate 1 hora. As criancas reagem de maneiras diferentes: a Joana ama comentar as cores das imagens enquanto o Pedro sempre tenta adivinhar o que as pessoas estao fazendo. Uma vez mostramos uma noticia sobre um passeio num parque com muitas fotos de plantas e brinquedos. O Tiago falou "Eu ja fui num parque!" e comecou a descrever como era divertido escorregar no escorrega grande. A partir dai todos queriam contar suas historias de parques! Minha mediacao foi mais no sentido de escutar ativamente e incentivar essa troca.
E por ultimo, mas nao menos importante, temos o "Baile das Parlendas". Isso aqui e pura alegria! Fazemos num espaco livre da sala ou ate no patio se o tempo ta bom. Seleciono algumas parlendas conhecidas — olha aquela do "Batatinha quando nasce", por exemplo — e digo pras criancas escolherem panos coloridos ou instrumentos musicais simples como chocalhos feitos com garrafas pet e sementes. Ai elas podem criar coreografias livres enquanto repetimos as parlendas todos juntos. O tempo aqui vai depende da energia deles mas geralmente dura por volta de 40 minutos. As reacoes sao sempre empolgadas! Na ultima vez, a Clara deu voltas com um tecido vermelho cantando bem alto enquanto o Lucas tentava acompanha-la com um tamborzinho improvisado. Eu vou junto no ritmo deles, dançando junto, repetindo as parlendas e incentivando eles a criarem novas rimas.
Minhas colegas precisam saber que essas propostas sao super importantes porque estimulam nao so a interacao das criancas entre si mas tambem essa escuta ativa deles para compreender diferentes tipos de textos que vao alem do tradicional livro infantil. Aqui tudo vira texto: desde os objetos do cotidiano ate as historias contadas por eles mesmos. Entao vale a pena mergulhar nessa brincadeira junto com eles!
E assim seguimos construindo juntos essa jornada linda de descobertas textuais! Bom trocar essas ideias com voces aqui no forum viu? Ate a proxima!
Olha, aqui na minha turma, eu tou sempre buscando observar como as criancas tao lidando com essas experiencias de contato com textos e tambem como elas reagem, ne? Porque nesses momentos de contacao de historias, eu noto uns sinais maravilhosos de que ta rolando uma mobilizacao ali. Por exemplo, sabe quando a gente conta uma historia e um dos pequenos comeca a imitar um gesto do personagem? Teve um dia que o Pedro, do nada, levantou os bracinhos pra fingir que tava voando como o passarinho da historia. Isso me mostra que ele ta se conectando com a narrativa e isso e um indicio importante.
Outra coisa que eu gosto de observar e quando eles tentam contar a historia do jeito deles. As vezes, durante a rodinha ou ate mesmo no parque enquanto brincam, eles comecam a recontar uma parte da historia pra um coleguinha. Pode nao ser exatamente como eu contei, mas ai e que ta! A gente quer ver essa apropriacao, essa tentativa de reconstruir do jeito deles. E esses momentos sao preciosos pra gente registrar.
Eu costumo usar um caderninho pra anotar essas observacoes. Escrevo rapidinho a situacao, o que a crianca fez ou falou, e depois penso em como isso pode me ajudar a ajustar as proximas propostas. Tem vezes que eu faco um videozinho curto tambem, mas sem invadir a brincadeira deles. So pra ter um registro visual que as vezes ajuda muito. Ate porque alguns detalhes passam despercebidos na hora e quando a gente revê, descobre coisa nova.
Agora, sobre os direitos de aprendizagem, esse objetivo mobiliza bastante o Explorar e o Expressar. No dia a dia, eu vejo isso quando uma crianca pega um livro sem ninguem mandar e fica folheando sozinha. Ela ta explorando aquele material ali, ne? Tentando descobrir o que aquelas imagens tao contando. E quando uma outra inventa uma musica ou faz um desenho inspirado na historia? E a expressao dela surgindo! A Rebeca esses dias pegou uns bloquinhos e montou o que ela chamou de "castelo da princesa" depois de ouvir uma historia que contei. E lindo ver essas conexoes.
Conviver tambem aparece forte. Numa atividade onde contem historias com fantoches, elas acabam interagindo mais umas com as outras. Elas comentam sobre as historias apos a atividade ou mesmo durante, perguntando pro amigo ali do lado se ele lembra daquela parte engraçada. Isso fortalece os laços entre elas.
Quanto ao Joao e a Bia, eu procuro organizar as experiencias de forma que eles possam participar junto com os outros mas tambem no tempo deles. Pro Joao, eu noto que ele responde bem quando tem imagens grandes e claras no livro ou quando uso fantoches. Ai ele se envolve mais e demonstra interesse. As vezes coloco tapetinhos sensoriais perto da rodinha pra ele explorar enquanto escuta. Parece funcionar bem pra manter a atencao dele.
Ja com a Bia, como ela tem esse atraso de linguagem, eu tento usar mais objetos concretos ligados as historias ou ate mesmo desenhos simples no papel pra associar palavra-imagem-objeto. Ajuda ela a entender melhor e tambem dou tempo pra ela se expressar do jeitinho dela sem apressar.
E claro que ainda tou tentando varias coisas ne. Nem tudo da certo de primeira. To experimentando incluir umas musicas curtas ligadas ao tema das historias porque percebi que o Joao reage bem ao som ritmado. Tou vendo como isso pode ser mais integrado nas experiencias porque ele gosta bastante dessa interacao sonora.
Entao eh isso minha gente! Essas sao algumas maneiras de como to lidando com esse objetivo aqui no meu dia a dia na creche. E sempre bom lembrar que cada crianca tem seu tempo e jeito proprio de se expressar e aprender, viu? Estamos aqui pra mediar e proporcionar essas vivencias ricas pra elas. Agora vou continuar por aqui observando essas joias preciosas que eles nos dao todo dia. Ate mais!