Olha, trabalhar com as criancas bem pequenas na questao das habilidades manuais e uma coisa linda de se ver. A gente fala de desenvolver essas habilidades, mas na verdade e mais sobre proporcionar vivencias e experiencias onde elas possam explorar e descobrir. E tao bonito observar como elas vao, aos poucos, dominando seus movimentos, pegando um medo aqui, outro ali, e se encantando com as possibilidades. Na pratica, isso significa abrir espacos e oferecer materiais para que as criancas possam desenhar, pintar, rasgar, folhear... tudo de uma forma bem livre e espontanea.
Imagina so uma turma de pequenos que adora desenhar. Ninguem da Educacao Infantil vai la e "ensina" a desenhar, ne? O que acontece e que a gente disponibiliza papeis, gizes de cera, tintas e outros materiais variados e deixa que eles brinquem com isso. Uma vez, o Pedro estava super concentrado com um pedaco de giz vermelho. Ele fazia movimentos circulares no papel e do nada, comecou a fazer uns traços mais retos. E ali estava ele, descobrindo novas formas de usar o giz. E a gente observa, incentiva e fica ali por perto pra mediar quando preciso.
Aqui na minha sala, eu gosto muito de trazer propostas usando materiais nao estruturados que realmente motivem essa exploracao. Uma das propostas que faço e a chamada "mesa sensorial". Coloco uma mesa baixa no meio da sala e espalho varios materiais: sementes, folhas secas, gravetos, tampinhas de garrafa, pedacinhos de papel colorido... A ideia e que cada crianca se sinta livre para manipular esses itens do jeito que quiser. Organizo o espaco de maneira que os pequenos possam circular em volta da mesa sem pressa. Nao tem tempo determinado pra essa atividade. O Felipe adora sentar no chao e passar os dedos nas sementes como se fossem um riozinho. Ja a Ana curte pegar as tampinhas e empilhar umas sobre as outras. Eu fico por perto pra ajudar se precisar ou incentivar alguma interacao entre as criancas.
Outro dia fizemos uma experiencia com pintura em papel kraft grandao no chao. Ah, foi uma festa! A gente forrou o espaco todo da sala com o kraft e trouxe potinhos com tintas feitas de ingredientes naturais (beterraba pra tinta rosa, curcuma pra amarela). As criancas podiam usar pinceis ou mesmo as maos pra pintar. Elas ficam encantadas quando veem que podem fazer arte ate com os pezinhos. A Julia saiu pintando varios circulos amarelos com o dedinho enquanto o Lucas esfregava a tinta rosa com a palma da mao toda aberta. Essa brincadeira durou quase meia hora na ultima vez que fizemos. E eu so observava e comentava: "Olha como o Lucas ta misturando as cores!", "A Julia ta fazendo um caminhinho amarelo". Sem pressa nenhuma.
Outra proposta que amo fazer e a brincadeira do "rasgar papel". Parece tao simples mas minha gente, como eles adoram! Eu deixo um monte de revistas velhas no canto da sala numa caixa baixa onde eles podem pegar livremente. Coloco um tapete grande no centro da roda pra eles se sentarem confortavelmente e rasgarem os papeis do jeito que quiserem. Sem duvida cada crianca reage diferente: o Caio gosta de rasgar bem devagarzinho cada folha; a Gabi prefere amassar tudo logo; a Sofia tenta fazer bolinhas rasgando em partes menores. Eu to sempre por ali incentivando: "Vamos ver se conseguimos rasgar um pedaco maior?", "E esse barulho do papel rasgando? Escutou?". Uma vez a Gabriela estava tao concentrada que conseguiu arrancar varias paginas em seguida sem parar!
Em todas essas propostas, eu deixo claro pros pequenos que nao tem certo ou errado na hora de criar ou explorar; cada um faz do jeito que sente vontade naquele momento. E nos vamos conversando sobre o que estamos fazendo: "Que cor voce usou ai?", "Como voce fez esse desenho?". As interacoes entre eles acontecem naturalmente quando uma crianca observa a outra fazendo algo diferente e quer tentar tambem! Eles aprendem tanto observando os colegas quanto explorando sozinhos.
Viu como nao tem segredo? So precisa mesmo deixar esse espaco aberto pras criancas brincarem bastante com esses materiais ricos em possibilidades. E nos ficamos ali mediando essas experiencias maravilhosas onde as habilidades manuais vao se desenvolvendo progressivamente meio sem pressa nem cobranca.
Espero que tenha ajudado voce ai na sua pratica! Qualquer coisa tamo por aqui pra trocar ideias!
E ai, minha gente, continuando a conversa sobre esse objetivo do Corpo, Gestos e Movimento para as criancas bem pequenas, tenho que dizer que observar o desenvolvimento das criancas nesse aspecto e uma parte do dia a dia que eu adoro. A gente fica atenta aos pequenos sinais que as criancas dao, sabe? Um deles e o jeito como elas seguram os materiais. Olha so, esses dias mesmo, a Sofia que antes so fazia uns rabiscos, agora ta conseguindo segurar o giz de cera com mais firmeza e fazer uns traços mais definidos. E um processo, ne? A cada dia uma conquista diferente. E e importante a gente estar ali do lado, observando, registrando esses pequenos avanços.
Ah, eu gosto muito de usar um caderninho pra anotar essas observacoes. Tambem tiro fotos ou faco uns videos curtos quando posso, assim posso rever depois e pensar em novas propostas. Isso me ajuda a planejar o que vem na sequencia. Se vejo que muitos tao interessados em pintar com pinceis grossos, por exemplo, ja programo pra gente ter um dia de pintura ao ar livre com tintas e pinceis variados. Quem sabe nao surge uma nova paixao por outras formas de expressao?
No nosso cotidiano, esse objetivo ta muito relacionado com os direitos de aprendizagem como Brincar, Explorar e Expressar. As criancas aqui na minha turma brincam muito com blocos de montar. E interessante ver como eles constroem coisas juntas (e tambem desmontam tudo rindo). A Ana Clara outro dia construiu um "castelo" e ficou tao orgulhosa que chamou todo mundo pra ver. Ja o Pedro e desses que desmonta tudo pra entender como funciona, ele explora todos os cantos do brinquedo. Essas experiencias sao riquissimas porque permitem que eles se expressem, se conhecam melhor (olha so como cada um tem um jeito proprio!) e descubram o mundo ao redor.
Sobre o Joao e a Bia, que tem suas especificidades, a gente faz algumas adaptacoes pra garantir que todos tenham acesso as experiencias. Com o Joao, que tem suspeita de TEA, percebemos que ele responde bem a materiais com diferentes texturas. Entao a gente procura incluir tecidos variados ou mesmo papelao ondulado nas atividades de colagem ou pintura. Alem disso, tentamos manter uma rotina bem previsivel, usando imagens e fotos pra ilustrar o que vai acontecer em cada momento do dia. Isso ajuda muito na transicao entre as atividades.
Ja com a Bia, que tem um atraso de linguagem, a estrategia e diferente. Costumamos usar muitos gestos quando falamos com ela e incentivamos muita interacao entre ela e as outras criancas. Ela adora musica, entao sempre incluimos cantigas nas atividades pra estimular a linguagem de forma natural. Tenho usado tambem alguns jogos de encaixe e quebra-cabecas simples que ajudam na interacao dela com os coleguinhas.
Ajustar o espaco fisico tambem faz parte desse cuidado todo. Aqui na sala da creche deixamos os materiais organizados em cestos e prateleiras baixas pra que todas as criancas possam acessar quando quiserem. E importante que eles tenham liberdade de escolha sobre qual material querem usar em determinado momento.
O tempo das atividades tambem respeita o ritmo deles. Nao adianta querer pressa porque cada um tem seu jeito de explorar e processar as experiencias. Se hoje eles param no meio da pintura pra brincar no tanque de areia do lado de fora, amanha voltam curiosos pelo resultado das pinturas.
Enfim, minha gente querida, trabalhar com as criancas pequenas requer olhos atentos e coracao aberto pras descobertas do dia a dia. Cada gesto, cada escolha traz consigo um mundo inteiro de aprendizagens e cabem a nos mediar essas vivencias com amor e respeito ao tempo de cada um.
Espero ter contribuido um pouco mais com esse nosso papo sobre educacao infantil. Por aqui seguimos aprendendo juntes, observando e ajustando sempre no melhor interesse das nossas criancinhas curiosas! Ate a proxima troca de ideias!